Dúvidas Frequentes

Minha primeira mensalidade está com valor diferente, por quê?

Se a sua fatura chegou com valor total diferente, é necessário verificar no campo de descrição dos serviços prestados o que está sendo cobrado, isso por que o valor da primeira mensalidade pode conter taxa de instalação ou pró-rata dos dias que o serviço foi instalado até o dia do fechamento da fatura.

Ao contratar um plano de Internet, pagamos pelo equipamento?

Não cobramos os equipamentos, eles ficam em posse do cliente enquanto o plano estiver ativo. No caso de rescisão do contrato, os equipamentos serão recolhidos.

Na minha fatura existe SVA e SCM, o que é isso?

Todo serviço de Internet é na verdade a composição de dois outros serviços, o SVA que significa Serviço de Valor Adicionado e SCM que significa Serviço de Comunicação Multimídia. Essa divisão é importante para distinguir os serviços que estão sendo prestados.

Onde posso pagar minha fatura?

A nossa fatura pode ser paga em qualquer agência bancária ou casa lotérica até a data do seu vencimento, depois de vencida você só pode pagar no banco que emitiu a fatura (até 10 dias após o vencimento - Banco Sicredi) ou na rede de Lojas Certel.

Não recebi minha fatura, o que devo fazer?

A CertelNET gera sua fatura com antecedência, o banco realiza o envio e os correios fazem a entrega. Caso não tenha recebido sua fatura, entre em contato com o departamento financeiro e confira se seus dados estão corretos como: endereço completo, e-mail atualizado e telefones atualizados. Você pode ainda solicitar o envio da segunda via de sua fatura através do contato com nosso setor Financeiro, por e-mail (financeiro@certelnet.com.br) ou pelo telefone (51) 3762-5543.

Quero colocar minha fatura em débito automático, o que devo fazer?

O serviço está disponível atualmente para correntistas dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banrisul e Sicredi. Para efetuar o cadastramento do débito em conta, entre em contato com seu banco fazendo essa solicitação (leve junto a fatura da CertelNET). Em caso de qualquer dúvida, fale conosco através do setor Financeiro, por e-mail (financeiro@certelnet.com.br) ou pelo telefone (51) 3762-5543.

Minha Internet não funciona. Como posso resolver?

Pode ser que o equipamento CertelNET instalado para você esteja TRAVADO, isso ocorre devido a piques de energia elétrica ou quando o equipamento não está ligado no estabilizador/filtro. A solução é simples:

a. Desligue o equipamento CertelNET (identificado pelo adesivo da CertelNET) e aguarde alguns instantes. Ligue os equipamentos novamente e teste a navegação;

b. Se utilizar rede interna, desconecte todos os equipamentos que estiverem ligados à rede, conecte seu computador diretamente no equipamento da CertelNET e teste a navegação. Se funcionar corretamente dessa forma, não há problema com a rede da CertelNET. Entre em contato com um técnico particular, pois o problema pode estar em seu equipamento;

c. Se o problema persistir faça contato com nosso suporte técnico.

Meu computador informa cabo de rede desconectado. Como posso resolver?

Isso ocorre quando os equipamentos da CertelNET estiverem desligados, queimados, sem energia, com cabos desconectados/danificados ou até mesmo ligados incorretamente.

1. Verifique se existe algum corte, dano ou quebra no cabo de rede e plugs. Se existir, entre em contato imediatamente com o suporte técnico;

2. Verifique se a fonte do equipamento da CertelNET está ligado corretamente na tomada de energia;

3. Troque a fonte de tomada. Se funcionar corretamente dessa forma, não há problema com a rede da CertelNET, pois o problema pode estar na tomada anterior;

4. Se utilizar rede interna, desconecte todos os equipamentos que estiverem ligados à rede, conecte seu computador diretamente no equipamento da CertelNET e teste a navegação. Se funcionar corretamente dessa forma, não há problema com a rede da CertelNET. Entre em contato com um técnico particular, pois o problema pode estar em seu equipamento;

5. Se o problema persistir faça contato com nosso suporte técnico.

Minha Internet está lenta. Como posso resolver?

A conexão pode ficar lenta por vários fatores e você pode resolver muitos deles.

1. Certifique-se de que seu computador está livre de vírus ou outras pragas, elas afetam muito a sua velocidade, instale ou atualize o seu antivírus e faça uma checagem completa;

2. Feche também os programas que influenciam na velocidade como e-Mule, Torrent e gerenciadores de downloads;

3. Verifique se não há algum programa realizando atualização como antivírus, Windows Update, etc.;

4. Desligue o equipamento da certelNET (identificado pelo adesivo CertelNET) e aguarde alguns instantes. Ligue os equipamentos novamente e teste a navegação;

5. Se utilizar rede interna, desconecte todos os equipamentos que estiverem ligados à rede, conecte seu computador diretamente no equipamento da CertelNET e teste a navegação. Se funcionar corretamente dessa forma, não há problema com a rede CertelNET. Entre em contato com um técnico particular, pois o problema pode estar em seu equipamento;

6. Se o problema persistir faça contato com o suporte técnico.

Algumas dicas para você ter uma boa qualidade de navegação

Não deixe nenhum equipamento ligado na energia durante tempestades, relâmpagos e trovoadas; isso aumentará a vida útil dos seus equipamentos e não o deixará na mão quando realmente precisar.

- Sempre que possível, mantenha a fonte do rádio ligada em seu filtro de linhas ou estabilizador (muito importante), para que o equipamento não venha a falhar em um momento de necessidade, pois isto aumenta a sua vida útil. (Isso vale para seus equipamentos também; o computador é muito sensível às oscilações de energia elétrica).
- Mantenha sempre seu antivírus atualizado para sua segurança e tome precauções contra softwares piratas e sites não confiáveis.
- Sua senha de acesso à Internet ou e-mail é pessoal e intransferível; caso seja necessário, troque-a (pelo site da CertelNET ou pelo telefone de suporte) para sua segurança.
- Ao ligar para o suporte procure estar em frente ao computador, para que nossa equipe possa realizar todos os procedimentos de suporte.
- Ao solicitar uma visita técnica, procure estar no local do atendimento, na hora da visita; caso não possa acompanhar a equipe, certifique-se de que uma pessoa responsável esteja no local. (Lembramos que nossa equipe não está autorizada a realizar serviços com a presença apenas de crianças).
Principais comandos a serem usados junto com os técnicos do suporte no atendimento ao telefone:
cmd, command, ping x.x.x.x -t, ipconfig, ipconfig /all


Suporte Técnico CertelNET - (51) 3762-5517

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